As feiras de negócio, iniciadas na Alemanha há muitos anos, são hoje o principal instrumento de marketing e geradores de negócios naquele país. Segundo pesquisas realizadas no mercado alemão, as feiras são para as empresas o mais importante instrumento relacionado à comunicação business to business.
A participação nestes eventos representa um dos principais elementos nos processos de compra. Portanto, por serem as plataformas que geram negócios entre compradores e vendedores, as feiras contribuem para uma intensificação da competitividade. Também se destacam o estabelecimento de novos canais de venda e a procura por investidores para novos projetos.
De todos os instrumentos de negócios, as feiras são as que apresentam maior leque de funções, sendo elas: permitem a apresentação de novos produtos e serviços, bem como a construção de relações de longo prazo com os clientes; são ambientes de Benchmarking, além de excelentes plataformas para procura de novos negócios para pequenas empresas; geram efeito da mídia e imagem do expositor; produzem motivação para os funcionários; estimulam a comunicação pessoal e geram envolvimento emocional.
As feiras têm, também, funções macroeconômicas e sociais. O conhecimento transmitido durante os eventos significam informação processada, refinada e colocada em um contexto correto, ou seja, as feiras e congressos permitem a rápida e direta troca de conhecimento.
Destaca-se ainda o contato entre os negócios e a política: Graças à plataforma de diálogo – representantes de empresas e associações de um lado e representantes do governo de outro – questões sobre finanças, economia e políticas sociais são debatidas.
Portanto, é possível verificar que as feiras são uma excelente ferramenta de alavancagem de negócio para as grandes, médias e pequenas empresas em períodos de aceleração econômica – quando as políticas de captação de novos clientes e investimentos estão fortes – ou em momentos de retração – quando as políticas de retenção dos clientes atuais e a melhoria dos processos internos ganham destaque. Seja qual for o cenário econômico, expositores têm aproveitado cada vez mais das potencialidades das feiras, percebendo-as como um investimento de destaque em diversos cenários econômicos.
Richard Spirandelli
Diretor
MesseBrasil
Referência: AUMA – Association of the German Trade Fair Industry
Sobre o autor
Richard Spirandelli é formado em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e possui pós-graduação em Gestão Empresarial e Finanças Corporativas e MBA em Marketing, ambos cursados na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Antes de assumir posição estratégica na Messe Brasil, trabalhou na Audit Auditores Independentes e na Datasul.